Quais são os sintomas da leucemia?

Quais são os sintomas da leucemia?

Dra. Nicole Geovana
Dra. Nicole Geovana
Medicina de Família e Comunidade

Os principais sinais e sintomas da leucemia são causados pelo acúmulo de células leucêmicas na medula óssea, o que prejudica ou impede a produção das outras células do sangue (plaquetas, glóbulos brancos e glóbulos vermelhos).

Assim, a deficiência na produção de plaquetas, que atuam na coagulação do sangue, provoca sangramentos na gengiva e no nariz, manchas roxas na pele ou pontos vermelhos abaixo da pele. Defeitos na produção de glóbulos vermelhos causa anemia, que provoca palpitações e fadiga.

Já os glóbulos brancos, que são as células diretamente afetadas pela leucemia, são as células de defesa do organismo. Como não podem executar as suas funções adequadamente, o organismo fica mais sujeito a infecções frequentes.

Uma pessoa com leucemia também pode apresentar nódulos indolores no pescoço e nas axilas devido ao aumento dos gânglios linfáticos nessas regiões, febre, perda de peso e apetite, suores noturnos, desconforto na região abdominal, dor nos ossos e nas articulações.

Se a leucemia afetar o sistema nervoso central, pode haver dor de cabeça, náuseas, vômitos, irritabilidade, desorientação e visão dupla.

O diagnóstico da leucemia é feito através de exame de sangue (Hemograma) e análise das células da medula óssea (mielograma). Uma vez detectada a doença, o tratamento deve ser iniciado com urgência.

O médico hematologista é o especialista indicado para diagnosticar e tratar a leucemia.


Fonte: https://medicoresponde.com.br/quais-sao-os-sintomas-da-leucemia/

Categoria:Exemplo de categoria

Deixe seu Comentário